Oficina sobre Editais Setoriais 2019 reúne mais de 40 pessoas em Valença

Aconteceu nesta segunda-feira (23/09), no Centro de Cultura Olívia Barradas (CCOB) em Valença, uma oficina territorial sobre Elaboração de Projeto, voltada para os Editais Setoriais 2019 da secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A oficina foi promovida através da Bahia Criativa, sendo ministrada por Orley da Silva – superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura da Secult.

O intuito foi mobilizar e fazer com que artistas, agentes e coletivos culturais, além de cooperativas, fundações e associações que atuam na área cultural consigam participar das chamadas públicas. Ao todo são 19 editais, com investimentos de mais de R$ 15 milhões, e as inscrições ficam abertas até o dia 08 de outubro. “Esta oficina visa qualificar os participantes de acordo com as exigências dos editais. Tivemos um público excelente, acima do esperado. Aproveito para agradecer a jornalista e ex RTC do Baixo Sul Vanessa Andrade pela força na divulgação através de seus canais Baixo Sul em Alta. Torcemos para que o Baixo Sul consiga ter uma média de três ou quatro projetos aprovados pelo Estado”, afirmou Otávio Mota, coordenador do CCOB.

Mais de 40 pessoas participaram da oficina, representantes de diversos municípios do Território: Valença, Camamu, Presidente Tancredo Neves, Igrapiúna, Ituberá e Taperoá. O bailarino Everton Bacélla, natural de Valença e morador de Presidente Tancredo Neves, onde atua como agente cultural desenvolvendo projetos sociais voltados para a cultura e a educação, comemorou a oportunidade de capacitação: “Há muito tempo solicitamos o retorno dessas oficinas, pois temos total interesse e necessidade de orientações que possam nos ajudar a concorrer em igualdade com os projetos da capital.

Existem excelentes propostas aqui no Baixo Sul que podem beneficiar diversas comunidades”. David Terra, músico e diretor de Cultura de Valença, parabenizou o Governo do Estado pela realização das oficinas nos 27 Territórios de Identidade: “As pessoas precisam desse apoio para entender a complexidade dos editais e terem chance de concorrer com as propostas da capital e demais regiões. Feliz com a presença da Secult aqui! Obrigado também ao site Baixo Sul em Alta pelo apoio à cultura local”.

Editais Setoriais 2019

Os Editais Setoriais de Cultura são uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de fomentar a Cultura na Bahia através das diversas modalidades, como: Artes Visuais, Circo, Culturas Identitárias, Culturas Populares, Dança, Economia Criativa, Incentivo à leitura, Literatura, Museus, Música, entre outras. A execução é por meio das unidades vinculadas da SecultBA (Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), das superintendências de Promoção Cultural e de Desenvolvimento Territorial da Cultura, e também do Centro de Culturas Populares e Identitárias.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pela internet, por meio do Sistema de Gerenciamento de Fomento à Cultura – Clique Fomento, disponível no site siic.cultura.ba.gov.br

Para alguns editais, é possível se inscrever também por meio físico, através de envio de formulário devidamente preenchido, por Sedex dos Correios ou carta registrada com aviso de recebimento (AR). + informações: www.cultura.ba.gov.br

Fotos: V1 comunicação – Vanessa Andrade