Ituberá: Novos Conselheiros Tutelares serão escolhidos neste domingo

A eleição para conselheiros tutelares para o quadriênio (2020-2024) acontece neste domingo (6), em todas as cidades do Brasil. Em Ituberá, o processo de escolha dos novos conselheiros será realizada no antigo Colégio Cenecista Santo André, onde hoje funciona a Escola Municipal Presidente Roosevelt, onde serão disponibilizadas nove sessões eleitorais para a votação.

A eleição tem a realização do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescentes, com apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e supervisão do Ministério Público Estadual.

Ao todo serão 6 candidatos aptos a serem escolhidos pelo voto popular. Veja abaixo lista de candidatos com seus respectivos números de votação na urna. Cada eleitor pode votar em até cinco candidatos, se preferir.

  1. Alenilson dos Santos
  2. Eliana Santos de Jesus
  3. Ivoneide Medeiros de Meneses
  4. Julice de Souza Cardoso Silva
  5. Midian de Carvalho Santos
  6. Tais Andreia Ferreira dos Santos

A votação ocorrerá das 8h às 17h. Para ter o direito de votar no conselheiro, o eleitor deve comparecer à uma das sessões de votação, de posse de um documento de identificação com foto e o título de eleitor.

O PAPEL DOS CONSELHEIROS

É papel dos conselhos tutelares zelar pelos direitos constitucionais das crianças e dos adolescentes sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados. Os conselheiros têm a função de fazer os atendimentos iniciais, reconhecer o problema e, posteriormente, encaminhar a situação para a rede de atendimento do município, composta pelos serviços de assistência social, saúde, educação, entre outros.