Ituberá: Colônia de Férias da Vila Saudável entra em sua última semana de atividades Criançada desenvolveu diversas atividades de recreação, esporte e espírito de equipe

A colônia de férias da Vila Saudável, em Ituberá, entrou na sua última semana com uma vasta programação para a criançada que está protagonizando momentos de interatividade, criatividade, espírito de equipe e, claro, muitos momentos de alegria em grupo.

A prática de esporte tem sido fundamental na colônia com inúmeros benefícios físicos, psicológicos e sociais, como o aumento da força, resistência, ajuda no fortalecimento dos ossos e músculos, reduz o colesterol e o peso corporal, reduz a ansiedade e o estresse, estimula a auto estima, além de contribuir com os processos de socialização, cooperativismo, liderança entre outros.

“Na Vila Saudável tem esporte o ano inteiro e até na colônia de férias não deixamos o esporte de lado já trabalhamos os princípios do futebol, do vôlei e suas variações. É bem estimulante vê meninos e meninas suando a camisa e com muita disposição. Os educadores Duda Lisboa e Fernando Jesus estão preparando muitas novidades pra essa última semana”, disse Adelaide Ribeiro, coordenadora da Colônia de Férias.

QUEM CUIDA EDUCA?

Cuidar e educar significa compreender o ambiente em que a criança vive, seu processo de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. O adulto, seja ele um parente ou um educador, tem papel relevante na medida em que proporciona um ambiente seguro, capaz de satisfazer as necessidades básicas da criança e que realize atividades que estimulem a curiosidade, a criatividade com consciência e responsabilidade.

Com essa premissa, a Vila Saudável montou um projeto pedagógico para a colônia de férias onde o lazer e a diversão foram pautados nos princípios da cidadania, cuidando, mas educando para a vida através de valores como respeito, obediência, companheirismo entre outros.

Adelaide disse ao Portal Pratigi que a rotina tem sido um elemento importante para o desenvolvimento das pessoas implicando regras que estabelecem limites e propicia segurança para lidar com as solicitações do ambiente. Na infância e na adolescência é importante que sejam estabelecidos os horários do sono, da alimentação, da higiene pessoal, dos estudos, do lazer entre outras atividades.

Na Colônia de Férias da Vila Saudável existe uma rotina onde cada atividade tem um propósito que possibilite o desenvolvimento de habilidades básicas para enfrentar a vida. Atividade livre, a hora da roda, a hora da brincadeira, o lanche e a hora da arte acontecem todos os dias obedecendo a hierarquia da sequência e os horários.

COOPERAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE

O trabalho em equipe é fundamental nos dias de hoje, para que isso aconteça cooperação é a palavra-chave. Cooperar é a interação e a colaboração existente entres os membros de uma equipe no sentido de alcançar objetivos em comuns. A terceira semana da Colônia de Férias Vila Saudável dará ênfase na teoria dos jogos cooperativos onde através de experiências coletivas a galerinha é estimulada a trabalhar em conjunto para resolver problemas e se divertir muito.

MENINOS E MENINAS PODEM PRATICAR ESPORTE JUNTOS?

Hoje, muitos especialistas das áreas da educação, da saúde e da educação física já defendem a ideia de que a inserção das meninas com os meninos só traz benefícios principalmente na fase de crescimento e pré-adolescência. Assim a Colônia de Férias da Vila Saudável inicia 2020 trazendo um novo conceito para a área. Uma atividade voltada para a promoção do esporte sem preconceito de gênero, apostando na parceria entre meninos e meninas dentro e fora do campo ou da quadra. Todas as sextas é dia de esporte, onde meninos e meninas jogam e se divertem juntos. Já foram trabalhados o futebol e o handebol.

SERÁ QUE OS JOGOS DE COMPETIÇÃO SÃO UMA BRINCADEIRA SAUDÁVEL?

Adelaide acrescentou que é certo que esse tipo de atividade estimula a rivalidade entre os participantes, porém estimula também várias habilidades, impulsiona o raciocínio lógico, os reflexos rápidos e estratégicos fundamentais ao jogo da vida.

O educador tem papel fundamental na condução da recreação sempre alertando a galerinha que o importante do jogo é competir e se divertir e não apenas ganhar. Pois o foco da Colônia de Férias Vila Saudável é que todos trabalhem por um objetivo em comum: saúde, bem-estar e muita alegria.

Veja mais imagens da Colônia de Férias da Vila Saudável:

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com