Ituberá: “Calão de Iemanjá” marca início dos festejos à rainha do mar Pescadores da Barra de Serinhaém mantém tradição a fim de garantir o pescado no dia de Iemanjá

Já começaram os preparativos para a tradicional Festa de Iemanjá, na Barra de Serinhaém, em Ituberá, com a realização do “Calão de Iemanjá”, tradicional pescaria com redes que envolve dezenas de pescadores que, voluntariamente, seguem para a Praia de Pratigi a fim de garantir o pescado que será preparado e servido gratuitamente no almoço do próximo domingo (2), na chegada da procissão marítima em homenagem a rainha das águas.

O primeiro dia de pescaria foi nesta segunda-feira (27) e na próxima quinta-feira (30), os pescadores e comissão da festa estarão novamente na praia para mais um dia de “calão”. Todo o pescado é revertido para a festa, além do que será servido, outra parte será vendida com a renda utilizada na própria organização do evento.

O “Calão de Iemanjá” é realizado há cerca de 15 anos, quando os pescadores da Barra de Serinhaém passaram a se reunir para garantir o pescado consumido na celebração à Iemanjá.

O chef Messias Fuisso, do Restaurante Por do Sol, na Barra de Serinhaém, e que também participa da pescaria, disse que é importante esse envolvimento de toda a comunidade, sobretudo dos pescadores, que voluntariamente, se colocam à disposição para essa pescaria a fim de manter a tradição e garantir que moradores e turistas possam saborear os pratos deliciosos que sempre são servidos na festa de Iemanjá.

Veja imagens:

Fotos: Messias Fuisso/Jackson Serra

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com