Ituberá 110 anos: Desfile Cívico e discursos de autoridades marcam aniversário da cidade

Com o tema “100+10”, um trabalho de reflexão conjunta entre os entes educacionais que desempenham seu papel no tocante a aprendizagem e a formação dos estudantes, o aniversário dos 110 anos de emancipação política de Ituberá foi marcado por desfile cívico, apresentações culturais, homenagens e discursos recheados de amor à cidade das águas.

Estavam presentes no palanque oficial a Prefeita Iramar Costa, o Vice-Prefeito Neto Baé, a Secretária da Educação Fernanda Martins e demais secretários, o Presidente da Câmara de Vereadores Ronaldo Teixeira e demais vereadores, o Padre Wellington Selma Rocha, o Pastor da Igreja Assembleia de Deus Ademilson Brito Ferreira, além do Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, o Major Ricardo Silva, Comandante da Cipe Cacaueira e o Comandante da 33ª CIPM/Valença, Ten. Cel. Alexandre Souza.

A Prefeita Iramar Costa, o Major Ricardo Silva, Comandante da Cipe Cacaueira e o Comandante da 33ª CIPM/Valença, Ten. Cel. Alexandre Souza

A Secretária da Educação, Fernanda Martins, iniciou os discursos das autoridades ressaltando a importância da união de todos em prol da melhoria da educação e citou o tema do desfile deste ano como mote para o desenvolvimento das atividades curriculares. “Estabelecemos para 2019 o movimento de estudos e reflexões para as atualizações do currículo educacional tendo a BNCC como referência para a construção e elaboração de uma proposta para a construção das equidades de oportunidades educacionais”, afirmou.

Fernanda disse que é de suma importância o envolvimento de toda a sociedade e da família, uma vez que educação se faz com várias mãos. “Sinto-me honrada, como professora, cidadã, mulher e mãe, em poder contribuir com o crescimento da nossa cidade”, frisou a secretária Fernanda Martins.

Hasteamento das bandeiras pela Prefeita Iramar Costa, a Secretária da Educação Fernanda Martins, o Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Josias Gomes e o Presidente da Câmara Ronaldo Teixeira

O Presidente da Câmara, Vereador Ronaldo Teixeira, falou da importância de se manter a tradição dos desfiles alusivos ao aniversário da cidade. “É bonito ver essa apresentação dos alunos, dos professores, mostrando a nossa cultura que realmente tem que ser desenvolvida em nosso município”.

Citando projetos em favor da população aprovados na Câmara nas áreas da educação, saúde e segurança, o presidente da casa, informou acerca de um projeto oriundo do Executivo Municipal, para a área da infraestrutura que deve beneficiar vários bairros da cidade. “A Câmara sempre aprovou ações para o desenvolvimento de nossa cidade e digo a todos vocês que existe um projeto importantíssimo que passou pela Câmara, que atribuo à Prefeita Iramar, ao Poder Executivo, que trata da aprovação de um empréstimo junto ao Desenbahia, no valor de R$ 3.250.000,00 (Três Milhões e Duzentos e Cinquenta Mil Reais), para o calçamento de várias ruas de nossa cidade. É um projeto muito importante e que nós não podíamos deixar de aprovar e sabemos que essa ação vai melhorar a vida do povo de Ituberá”, concluiu o vereador Ronaldo Teixeira.

Vice-Prefeito Vivaldo Neto entre a Prefeita Iramar Costa e o Ten. Cel. Alexandre Souza

O Vice-Prefeito Vivaldo Neto (Neto Baé) destacou as emendas que já estão à disposição do município, como os R$ 700.000,00 (Setecentos Mil Reais), alocados para Ituberá pelo Deputado Federal Valmir Assunção, para investimento no custeio da atenção básica do município.

Neto seguiu comentando que diante de inúmeras adversidades, a gestão conseguiu avançar em projetos que vem melhorando a vida do povo, como a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Centro, a reforma do hospital em andamento e da aquisição de um gerador para acabar de vez com as quedas de energia que prejudicam o trabalho no hospital. “Breve inauguraremos a primeira etapa da reforma das enfermarias do nosso hospital e a instalação de um gerador elétrico que fará com que não falte mais energia, dando mais conforto e segurança para os atendimentos ali prestados. Quero externar minha consideração e admiração à líder deste governo, a excelentíssima Srª Prefeita Iramar Costa, que, numa mistura de fé, elegância e garra, conduz toda essa equipe, todo esse governo”, destacou.

Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural Josias Gomes (centro) com a Prefeita Iramar Costa e o vice-Prefeito Vivaldo Neto

O Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, parabenizou a Secretária da Educação, Fernanda Martins, que em sua fala, deixou claro o presente que ela traz à juventude numa discussão sobre as mudanças curriculares e conclamou a sociedade e os pais a se unirem em prol da educação.  “É um momento de muita simbologia essa festa aqui hoje. Quero estender os meus parabéns a nossa Prefeita Iramar e ao nosso vice que têm feito um esforço tremendo para melhorar a qualidade de vida do povo de Ituberá”.

Poderes Executivo e Legislativo nas comemorações dos 110 anos de emancipação política de Ituberá

A Prefeita Iramar Costa fez um discurso de agradecimento e de compromisso com o desenvolvimento, pautado na responsabilidade, e ressaltou a importância da parceria com a Câmara Municipal.

Afirmando que Ituberá é marcada por um momento de transformações nos últimos anos, a gestora disse que o povo tem presenciado uma séria de iniciativas que resgatam a dignidade e a cidadania de população, como os 100% de cobertura em atenção básica após a inauguração do Posto do Centro. Iramar afirmou que vai entregar em setembro a primeira etapa da reforma do Hospital Municipal, bem como, ainda em 2019, a Unidade de Saúde da Colônia e a Quadra Poliesportiva da Ingazeira.

Sobre a política de valorização dos servidores públicos, Iramar foi categórica. “Não só criamos e sancionamos os planos de cargos e de remuneração dos servidores, mas iniciamos sua implantação em um momento de grave crise financeira dos municípios. Estamos dialogando com os sindicatos e categorias, sempre de forma muito transparente”.

Sobre organização administrativa ela informou que desde 2013 a gestão municipal se restabeleceu e se reorganizou, conciliando maturidade, planejamento econômico e capacidade de realização. “É um exercício diário de gestão, de estabelecer prioridades e de racionalizar cada ação empreendida pelo município. Enquanto alguns querem antecipar o processo eleitoral de 2020, estamos focados em administrar da melhor forma possível o nosso município até 31 de dezembro de 2020, porque foi essa a missão a nós confiada”, afirmou.

A Prefeita Iramar Costa finalizou seu discurso dizendo que Ituberá tem se destacado diante de outros municípios, em detrimento da crise nacional, ao adotar novas ideias, unindo gestão técnica, transparência e eficácia com absoluta responsabilidade com os gastos públicos, investindo apenas o que se pode pagar.

Citando passagem bíblica em Eclesiastes 3, Iramar disse que há tempo para tudo. “E tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Tempo de plantar e de se arrancar o que se plantou. Tempo de chorar e de sorrir. Tempo de estar calado e tempo de falar”, parafraseou a gestora, finalizando seu discurso.

Veja galeria de imagens dos 110 anos de emancipação de Ituberá/Fotos gentilmente cedidas pela Prefeita Iramar Costa

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com