HGVC realiza primeiro bypass para aneurisma cerebral do interior da Bahia

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), no sudoeste da Bahia, realizou a primeira neurocirurgia usando a técnica bypass do interior do estado, em um paciente de 41 anos que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e, após uma angiotomografia, foi diagnosticado com Aneurisma Fusiforme Roto.

O procedimento durou cerca de sete horas, com total sucesso. Uma equipe de cinco médicos foi responsável pela cirurgia: os neurocirurgiões Iogo Henrique e Juliano Baptista, os anestesistas Ítalo Lopes e José Neto e o cirurgião vascular Gibran Swami.

O aneurisma do paciente estava na artéria carótida, a mais importante artéria do cérebro. Para que fosse possível fechar a passagem de sangue pelo aneurisma, foi necessário criar um novo vaso, uma espécie de ponte que é chamada de bypass. Esse procedimento é raro e são poucos os neurocirurgiões no país que são habilitados a fazerem o bypass no cérebro.

O neurocirurgião responsável pelo bypass, Iogo Henrique, explica que a técnica exige “um treinamento bem específico em anastomose e cirurgia neurovascular, para que se tenha habilidade para fazer o procedimento. Mais raros que os casos de pacientes que precisam desse tipo de procedimento, são os neurocirurgiões habilitados para realizar a técnica”. Todo o procedimento cirúrgico foi custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Ascom/Sesab