Dom Mauro Montagnolli emite nota com recomendações à comunidade católica Diocese de Ilhéus recomenda seguir medidas adotadas pelas autoridades

A Diocese de Ilhéus emitiu uma nota para todas paróquias com recomendações ao fiés sobre prevenção do Coronavírus. A nota aborda os cuidados que as paróquias devem observar e acatar as medidas anunciadas pelas autoridades de saúde e do Governo do Estado.

“Estamos sendo obrigados a tomar decisões difíceis e necessárias para nos prevenir contra essa pandemia. Já tomamos algumas medidas na celebração da missa: omitir o abraço da paz, não dar as mãos na reza do Pai Nosso e receber a comunhão na mão. Estamos vivendo um momento muito difícil por causa do novo Coronavirus (Covid-19). Sabemos que o Senhor Jesus está conosco porque ele disse: `Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mateus 2820)”, diz um trecho da Nota.

A diocese informou as seguintes medidas adotadas junto a seus fiéis:

  • Ficam suspensas, por 30 (trinta) dias, em todas as paróquias e comunidades as atividades de: catequese, encontros de movimentos e pastorais, procissões, mutirões de confissão, via-sacra, outras manifestações de religiosidade popular, o atendimento aos doentes nas casas.
  • Para evitar aglomeração de pessoas nas paróquias, procurem aumentar o número de missas nos finais de semana na matriz. Nas comunidades se celebre durante a semana. Que sejam mais breves.
  • As celebrações da Semana Santa ficam restritas ao interior das igrejas, sem procissões ou outras práticas da religiosidade popular.
  • Os idosos, diabéticos, hipertensos e quem tem doença crônica, incluindo seus cuidadores, evitem participar de celebrações religiosas, nas quais correriam grandes riscos. Podem acompanhar as celebrações eucarísticas pela televisão, rádio e redes sociais, fazendo a comunhão espiritual, sem a obrigação do preceito dominical.

“Durante esse tempo em que precisaremos estar sozinhos, aproveitemos para ler a palavra de Deus e rezar, especialmente o santo Rosário, pedindo que Deus tenha misericórdia de todos nós. Invoquemos a proteção de Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, Saúde dos Enfermos, que rogue a Deus por nós”, finaliza a nota assinada por Dom Mauro Montagnolli, Bispo Diocesano de Ilhéus.

Ituberá, Igrapiúna, Camamu, Maraú, Teolândia, Travessão, Gandu, Itacaré, Piraí do Norte, Wenceslau Guimarães, Ibirapitanga, são algumas cidade onde suas igrejas são pertencentes à Diocese de Ilhéus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com